quarta-feira, 22 de julho de 2009

CONTINUAÇÃO... DICAS DE LEITURA

APPOA. (2007). Psicose: Aberturas da Clínica. Porto Alegre: Libretos.
Gama, C. S., Zimmer, M., Abreu, P. B. (2008). Abordagens psicossociais para pacientes com esquizofrenia. In: Cordioli, A. V. & cols. Psicoterapias Abordagens Atuais. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
Ambos são úteis para instrumentalização do trabalho com pacientes portadores de Esquizofrenia, porém o primeiro se trata de um livro todo dedicado ao tema, através de um olhar lacaniano, trazendo casos clínicos de acompanhamento terapêutico. Já o segundo utiliza uma abordagem mais ampla, com informações diversas sobre a patologia e por um viés psiquiátrico.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

SUGESTÕES DE LEITURA:

* Palombini, A. (org). (2004). Acompanhamento Terapêutico na Rede Pública: a Clínica em Movimento. Porto Alegre: UFRGS.

Resulta de narrativas de casos atendidos pela equipe do Programa de Acompanhamento Terapêutico na Rede Pública, da UFRGS, coordenado por Analice de Lima Palombini - psicóloga com ampla experiência e atuação nesta área. A obra é uma das primeiras sobre AT produzidas no Rio Grande do Sul e visa a discutir esta temática em suas dimensões históricas, clínicas e culturais, com ênfase para a saúde coletiva.
Preço: R$ 20.

* Pitiá, A. C. A.; Santos, M. A. (2005). Acompanhamento Terapêutico: a Construção de uma Estratégia Clínica. São Paulo: Vetor.

Aborda o AT como uma clínica ampliada, além dos muros das instituições, consolidando-se como uma prática que busca a integração à sociedade do "diferente". Através desta estratégia, os autores acreditam na não-cronificação da doença mental, ao fornecer apoio à família e escuta ao paciente. Discutem, assim, a construção de uma técnica terapêutica e sua aplicação na prática cotidiana. Ana Celeste Pitiá e Manuel Antônio dos Santos são doutores pela USP e utilizam o referencial psicanalítico.
Preço: 39,00.